segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Espinho acreditou

O lema de campanha de Pinto Moreira era "Acreditar". E Espinho acreditou.

Deu-lhe a maioria da vereação, colocou o PSD numa posição relativamente confortável na Assembleia Municipal, manteve Rui Torres como presidente da junta da cidade de Espinho, e, pela primeira vez que eu me lembre, a vila de Silvalde deu a junta ao PSD com Marco Gastão.
Numa análise fria de resultados, o PS manteve a junta que já tinha, Anta, e os candidatos independentes que apoiou ganharam as duas que já eram deles, Guetim e Paramos.
O PSD manteve a que sempre foi dele, Espinho, e conquistou a que sempre foi PS, Silvalde.
Na votação para a Câmara Municipal, o PS venceu em todas as freguesias menos a maior de todas, Espinho, onde tradicionalmente perde. No entanto baixou votação em todas as freguesias, o que permitiu uma vantagem de 166 votos no total para o PSD.

Em Espinho aconteceu o que já se esperava, um fosso aumentado entre o PSD e o PS e uma vitória estrondosa de Rui Torres na junta. 1129 votos de vantagem do PSD para a Câmara em cerca de 6700 votantes.

Em Anta, Napoleão Guerra vence a junta com maioria absoluta, mas não houve uma dinâmica suficientemente forte para manter a votação em José Mota. O PS ganha aqui para a Câmara mas por muito menos que o que esperava. 217 votos num Universo de quase 6000 votantes.

Em Guetim, vence Alfredo Rocha candidato em lista independente apoiada pelo PS, como se esperava também, mas pela primeira vez o PSD não é o vencedor da eleição para a Câmara Municipal nesta freguesia. Obviamente, esta é a freguesia mais pequena do concelho e a diferença é sempre muito pequena, no caso foram 49 votos em 962 votantes.

Em Paramos,vencem os Independentes de Paramos apoiados pelo PS, como tem acontecido desde que a lista foi criada, sendo que aqui o PS vence claramente para a Câmara com 419 votos de vantagem em 2174 votantes.

A grande surpresa é mesmo Silvalde. Marco Gastão do PSD fez o que a maioria acharia impossível há bem pouco tempo. Venceu a junta do maior bastião PS do concelho. A diferença do PS para o PSD nas recentes legislativas foi de cerca de 1300 votos. Nestas autárquicas foi de 282 votos para a câmara em 4343 votantes, e de 1 de vantagem para Marco Gastão para a junta.

Escrutinados os números vamos à minha análise pessoal.

Pinto Moreira vence por diversas razões.
Vence porque José Mota é derrotado. A obra vê-se e não é boa. Espinho deixou de ser um sítio onde as pessoas queiram vir, e isso, aconteceu durante o consulado de José Mota. Isso pagou-se.
Vence porque, embora tenha demorado muito tempo, apresentou um programa sem delírios de grandeza e com medidas simples e exequíveis. Prometeu pouco mas prometeu o que é preciso realmente fazer.
Vence porque Marco Gastão venceu. É inegável que o novo presidente da Junta de Silvalde conseguiu um feito para ele próprio e para Pinto Moreira ao vencer.
Vence porque as pessoas de minha geração(que é também a dele), se cansaram de ficar envergonhadas sempre que diziam de onde eram e as pessoas perguntavam o que tinha acontecido a Espinho para estar tão mal.
Vence porque fez uma campanha séria e muito pessoal, que contrastou com a campanha muito pouco séria efectuada pelo PS do concelho. Fazer campanha com insultos e calúnias sem fundamento é uma coisa que nem a Avelino Ferreira Torres serviu.

José Mota perde porque apesar de ter começado estes 16 anos bem, acabou-os muito mal.
Há coisas que não se admitem em lado nenhum, e volto eu a falar das árvores!
E falo da lixeira a céu aberto que é o local onde estava a linha. E falo das Portas de Brandenburgo. E falo da inauguração da biblioteca sem livros. E falo da campanha que o PS fez em Espinho. E falo das inundações da semana passada por falta de escoamento devido das águas pluviais. E falo das frases míticas do vereador Manuel Rocha quando afirma que Espinho é pra turismo de garrafão, pelo que não vale a pena fazer muito mais, ou quando recentemente diz que Espinho não tem problemas de estacionamento.
Quando um candidato consegue voto útil de pessoas que são totalmente contra a visão do partido a que pertence, é porque algo está muito errado com quem está no poder.

Quanto a outros derrotados, Abel Gonçalves em Silvalde é claramente tão derrotado como José Mota. Sou freguês de Espinho, mas passo muito tempo em Silvalde por ser a freguesia da minha namorada. A campanha foi má e suja. Silvalde há muito que não se mexe para nada. Já há muito que me chocava como era possível que o povo de Silvalde passasse tantos cheques em branco seguidos... acabou-se! Desta vez não passaram.
Toda a estrutura do PS de Espinho perde. José Mota é o líder, mas não é nem o único e talvez até nem seja o verdadeiro culpado de algumas das tropelias que se viram nos últimos anos.

Quem perde também é a estrutura do PSD. E passo a explicar.

Pinto Moreira foi um homem muito só. Acho que até ontem às 22 horas havia gente no PSD que não se acreditava que ele conseguisse derrotar José Mota.
Já tinha visto este filme há quatro anos com Rui Torres. Também foi um homem só e venceu para o partido uma junta que parecia impossível.
Pinto Moreira teve gente ao lado dele que acreditava mas teve também muita gente que o apoiou quase por mera disciplina partidária.

Eu, vou ter de tomar as tais águas das pedras que Álvaro Cunhal aconselhou em 86, mas acreditei nele. Mais do que alguns militantes do PSD.

Uma coisa é certa, começa muito bem.
Vai pedir uma auditoria às contas da Câmara já de seguida.

Que não as use como mera desculpa e que veja o bom exemplo de Rui Torres na Junta de Espinho.

Dr. Pinto Moreira, espantou o concelho, o seu partido e o país(Manuela Ferreira Leite destacou-o!), agora, ao trabalho pela terra que nos viu nascer.

5 comentários:

Vania Ferreira disse...

A auditoria é o ponto de partida para um trabalho sério.O resultado de tal auditoria tem de ser explicada aos co-cidadãos de Espinho. O foi um slogan de uma campanha, é preciso falar com Verdade, Pinto Moreira tem falar com verdade aos espinhenses, tem de chegar aos munícipes. Vamos esquecer o passado de José Mota e pensar que o futuro será mais risonho. Eu achei que seria possível,mas muito muito difícil, mas a verdade é que esta vitória devesse essencialmente a Marco Gastão, porque conseguiu que Silvalde votasse PSD. Ao Pinto Moreira pela seriedade, espero que tenha uma equipa capaz de dar a Espinho o que ela precisa. é certo que não haverá muito dinheiro e que vai encontrar uma Câmara muito endividada, mas é preciso fazer algo, com pouco dinheiro, os cidadãos devem sentir que algo esta a mudar, e nisso devemos todos acreditar.

*rosam@r disse...

venha a auditoria e as melhorias q Espinho precisa ha anos!!!

nao é só inauguraçoes em vespera de eleiçoes (a Biblioteca, sem livros, uma vergonha!!!)

é preciso q Espinho volte rapidamente a ser a Rainha da Costa Verde como durante tantos anos mereceu o título.

é necessário (re)ver o negócio dos parquimetros - Espinho foi VENDIDO a uma empresa durante pelo menos 20 anos sem hipótese de contestaçao.

é preciso continuar a fazer passeios com os nossos velhinhos mais necessitados, q de outra forma nunca teriam hipotese de passear (sem aproveitar esses passeios para tratar de assuntos particularissimos, como toda a gente sabe...)

é necessario tambem q se arranje uma sede para a nossa Banda de Musica, para q os musicos deixem de ter de ir ensaiar a Gaia (uma vergonha de q se pode realmente orgulhar o sr. JM)

Nao podemos esquecer o PASSADO do sr JM pois por esse mesmo passado Espinho parou no tempo PRESENTE e se por acaso ele tivesse ganho, nao teríamos um FUTURO risonho pela frente.

Viva Espinho e a sua gente!!!

rosamaria

Kika disse...

Eu cá podia escrevinhar mas já foi quase tudo dito. A única coisa que eu digo é:

Obrigada Pinto Moreira, obrigada por daqui a 4 anos não levarmos com o Montenegro!!

O resto já se sabe a minha opinião, até me mudei para Braga :p brincadeirinha... Espinho TEM mas TEM que mudar seja lá como for, a dever a quem seja, com o dinheiro sabe Deus de quem. TEMOS QUE ESTAR NA VANGUARDA DO País, ser uma cidade de futuro e com futuro! O Turismo não pode ser de garrafão ou pé descalço. etc etc etc e tal :)

Raqui disse...

Fiquei surpreendida com a mudança em Espinho e sobretudo espantada com Silvalde! Devo dizer que não esperava, nem acreditava. Ainda assim, MUITO OBRIGADA a todos os que ajudaram a concretizar estes resultados! Para bem de todos nós, desejo sinceramente um bom trabalho a todos os eleitos!!!

Anónimo disse...

Como JS e pessoa consciente que sou nunca poderia concordar com a continuidade de José Mota na CM de Espinho. Há que reconhecer os erros e ter a humildade de reconhecer que se falhou ( e muito). Quando realizei uma conferência em Espinho,vesti uma cmaisola que dizia obviamente demito-o em clara alusão ao José Mota e ainda não integrava a JS. Lamento que militantes e apoiantes do PS Espinho prefiram as cores políticas do que o bem-estar, porque o partido é uma instituição, uma entidade e não uma pessoa, ou seja, o Mota não é o PS. Agora não posso deixar dde mencionar que o candidato do PSD em Anta e Silvalde são uma mancha da campanha do PSD pelo passado que têm e o mesmo se verificou com José Fonseca pelo PS. Alguém precisa de lembrar estes senhores o que é a política! Gostaria de felicitar o trabalho e a dedicação de Rui Torres e Vicente Pinto, mas também de António Regedor (BE). Este blog tem de reconhecer o mérito de pessoas que não sejam só do PSD. :) Um bem-haja a todos! Márcia Alves