segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Esmifrando o Segundo Sufrágio

É extraordinário mas ao que parece toda a gente ganhou em Portugal!

O PSD ganhou em número de Câmaras. Apesar de em muitas delas ter a força acrescida do CDS e de ter perdido bastantes para o PS. Mas ganhou Faro, Espinho e Felgueiras, e manteve o Marco de Canaveses desta vez com maioria absoluta e em directo confronto contra a "bestia nera" Avelino Ferreira Torres.

Faro não foi o PSD. Foi o melhor autarca deste país, Macário Correia, que ganhou.
Felgueiras foi histórico. Arrumar Fátima Felgueiras daquela forma foi uma enorme vitória.
No Marco, Manuel Moreira provou que o Marco não tem medo e que quer as coisas feitas como deve ser. Pra quem levava abada nas sondagens, fazer maioria absoluta contra Ferreira Torres, é obra!

O PS ganhou em votos e em crescimento. Cresceu sem dúvida e teve mais votos sem dúvida. Ganhou bastantes câmaras que não eram dele (como Beja e Aljustrel por exemplo), e manteve Lisboa contra o "menino guerreiro" Pedro Santana Lopes, conseguindo desta vez maioria absoluta sozinho.

O CDS diz que reforçou ligeiramente. 1% em votos e ajudou a ganhar câmaras importantes. Manteve a única que tem sozinho, Ponte de Lima, sem que o candidato fosse Daniel Campelo. Sinceramente, continua minúsculo em autarquias.

O Bloco não existe em autarquias. Ganhou em Salvaterra de Magos como se esperava, e no global teve 3% dos votos. Louçã diz que ganhou experiência e noção que precisam de trabalhar mais nas autarquias.

A CDU é uma força autárquica a ter em conta como sempre foi. 28 câmaras, menos 4 que há 4 anos. Perdeu câmaras importantes para o PS, mas reforçou uma fundamental, Setúbal, onde passou a ter maioria absoluta. Perdeu votos em Lisboa claramente para o movimento anti-Santana, elegendo ainda assim Rúben de Carvalho.
Tratou-se de um controlo de danos essencialmente.

A minha análise pessoal é que quem ganhou foi única e exclusivamente José Sócrates e o PS.
O PSD ganha efectivamente mas perde quase 20 presidências. O CDS é pequeno demais em autárquicas. O BE não existe em autárquicas. A CDU perde 4 câmaras e foi permeável a voto útil.

O PS ganha câmaras e ganha votos. Não tantos como afirmaram mas ganha. Com um líder desgastado que vem de uma forte quebra eleitoral em legislativas, o resultado das autárquicas acaba por ser uma vitória.

Sobre os líderes partidários, Sócrates ganha algum fôlego, Manuela Ferreira Leite chegou ao fim da linha, Portas, Louçã e Jerónimo, ficam exactamente como estavam.

Como deverão ter reparado não falei do que me interessa mesmo que é Espinho.
Esta pequena/grande terra merece um post só pra ela.

1 comentários:

Kika disse...

"fazer maioria absoluta contra Ferreira Torres, é obra!" E quem aparecia nos cartazes vestido de obreiro de mão no bolso era o Avelino! Lol

Concordo, PS e Sócrates vencem, não me surpreendendo muito dado os resultados nas legislativas (uma vitória sensível).

Surpreendeu-me Espinho, Castelo de Paiva e inevitavelmente Felgueiras e o Marco. Pela positiva, contudo.