sexta-feira, 9 de outubro de 2009

As Portas de Brandenburgo

Estamos em 2009. Ano de mudança de legislatura, ano de mudança nas autarquias e ano de mudança no Parlamento Europeu.
No dia 9 de Novembro, decorrem 20 anos sobre a abertura das míticas Portas de Brandenburgo e a consequente queda do Muro de Berlim. Com todo este frenesim eleitoral as pessoas até se esquecem da importância deste marco histórico para a civilização Ocidental. Felizmente nem todos esqueceram!

O nosso Executivo camarário lembrou-se. Vai daí, decide construir uma réplica das Portas em pedra não-polida, mesmo no sítio da antiga entrada Sul do parque João de Deus.
Ora a coisa é apenas um amontoado de pedra mal amanhado com uns espaços, que parece mesmo as Portas de Brandenburgo em ponto pequeno, se estas tivessem sido projectadas por um homem da Idade da Pedra Lascada.
Eu quero acreditar que há um objectivo que eu não estou a ver.

Já que estamos a falar do Parque João de Deus, aproveito para dizer só mais duas coisinhas.

A primeira é que está muito bonito sim senhor, as obras até lhe fizeram bem. Só é pena que na sua fúria anti-árvores, o executivo tenha, no espaço de um ano, acabado com dois espaços arborizados. O Parque JD, que está verde mas sem árvores, e a feira, que não está verde e tem os meus amigos Plátanos ainda demasiado pequenitos e em menor número que os velhos e frondosos Choupos.

A segunda é mesmo pelo descaramento que tiveram em despachar a obra da Biblioteca Municipal, a tempo de a conseguirem inaugurar no último dia de campanha autárquica.
Pior, foi inaugurada sem livros e sem previsão de abertura ao público.
Foram segura e legitimamente pagas as horas extraordinárias ás pessoas que trataram de construir o jardim em frente(que está bonito, diga-se), o passeio(do lado da 24) que ontem à tarde estava por fazer e à meia-noite estava pronto e as belas Portas de Brandenburgo que foram feitas a um Sábado.

Pois é, mas a obra devia ter acabado há 12 anos! É que os programas são para cumprir, não são para vender imagem.
Admitindo que não houve hipótese de começá-la num mandato anterior, devia ter ficado pronta o ano passado!

Mas no ano passado não eram os 20 anos da abertura das Portas de Brandenburgo, e os calhaus enormes deixavam de ter nexo!

2 comentários:

Kika disse...

No país onde se inauguram pontes inacabadas porque não bibliotecas inacabadas? Nisso não é defeito da terra é efeito nacional. A inauguração é feita X tempo antes de poder abrir as portas, entrar em funcionamento...
Deve ter uma iluminação louca e espero que tenham projectado um sistema anti-humidade integrado, é que por ali passa um lençol de água DAQUELES!!!

Raqui disse...

Até ontem perguntava-me: mas porquê, para que é aquilo? Para que serve? Pois bem, os calhaus e a biblioteca foram a última obra do Mota! Memorável de facto! Lembremos-nos sempre disso!