quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Genébra, Bicicletas e o Jogo da Malha

Em Junho deste ano fui com o Núcleo de Montanha de Espinho(NME) aos Alpes, fazer um pouco de escalada e alpinismo. Rumamos primeiramente a Genébra e de seguida fomos de comboio para a capital do alpinismo a nível mundial - Chamonix.


A história, que vos caro contar não tem nada haver com as montanhas, mas sim com o que vi em Genébra. Só pernoitamos lá uma noite e como tal queríamos ver o máximo da cidade e para o conseguir, alugamos umas bicicletas, junto à gare principal dos comboios e lá fomos dar uma volta.


Para além da monumentalidade da cidade e dos seus parques, a sua marina é de tirar o chapéu, com o seu repuxo fabuloso e a quantidade de barcos por lá existentes, nós "povo de marinheiros", à beira deles somos simples aprendizes de feiticeiro...além disso dava gosto de ver as pessoas de diferentes idades a andar de bicicleta, sem preconceito algum, algumas delas até de vestido e fato andavam...


Após algumas horas paramos num grande descampado mesmo no centro da cidade onde se deveria fazer a feira semanal, mas para além disso era utilizado pelos putos da terra, pois também tinha umas rampas para skates e bicicletas. Num dos lados havia uns campos de jogos, estilo futebol de 5 ou andebol onde se jogava um jogo tradicional, que era composto de uma pequena bola, que estava no centro do recinto e os jogadores tinham de lançar outras bolas o mais próximo possível dela. Por estranho, que pareça essas pessoas tinham uma média de idades na casa dos 35 anos e à sua beira estavam os seus filhos e familiares. Estávamos num sábado ao final da tarde...numa das maiores cidades da Suiça, numa das cidades económicamente mais fortes da Europa e quiça do mundo, e por estranho que possa parecer, andar de bicicleta e jogar jogos tradicionais no centro da cidade não os fazia sentir parvónios ou pacóvios, com preconceitos estúpidos, nem obesos e depressivos...


Olhando para este quadro e vendo o meu país, vejo um grande fosso, que nos separa de forma abissal, mas que podería ser contrariado se na minha terra - Espinho, também tivesse um sítio onde se pudesse alugar bicicletas, houvesse mais estacionamentos para elas e se fizesse uma politica junto das escolas para as promover. Além disto poderíamos fomentar também o Jogo da Malha, arranjando sítio para se poder jogar, que podería ser no jardim João de Deus, Feira Semanal ou na Esplanada.


Se este desafio fosse possível de ser concretizado, estaríamos no caminho certo para a nossa auto - promoção, dignificação das nossas tradições e cultura, ao mesmo tempo da nossa saúde e do ambiente e por fim de uma maior socialização das pessoas...mas será que isso interessa aos nossos políticos? Será que só nos querem como espectadores votantes e não como actores?


É um desafio que deixo a todos, especialmente para os nossos políticos e para o nosso futuro em comum.


A todos um Santo Natal e um Feliz 2010, com muita bicicleta e jogos tradicionais, pois velejar ainda não é possível neste concelho à beira mar plantado.


José Ferreira

1 comentários:

chocapic disse...

Eu assino por baixo.A razão está toda desse lado do computador.Tembém aqui, na minha cidade, os eventos culturais são escassos.Mas vejam lá o descalabro: devido á falta de fundos mais habitualmente falando devido á falência aqui já nem há cinema.Para ver um filmezinho temos de ir ao centro comercial mais próximo rodeado de gente.
Acham isto normal.O espaço do cinema agora pertence a uma religião alternativa não é que eu tenha lago contra este tipo de religiões mas quer diser um cinema, evento cultural promove a cidade.a verdade é que nas ultimas semans era eu e um grupo de maigos só que lá iamos ,não ia mais ninguem,até tinhamos direito a escolher se queriamos intervalo ou não mas se pusessem filmes mais interessantes sempre havia motivo..
Concordo.

Chocapic