segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Espinho na Wikipédia

Cá estou eu a retomar o assunto da página de Espinho na Wikipédia. Desde já as minhas desculpas por não ter tido oportunidade de o fazer mais cedo, mas vamos ao que interessa.

Existem Princípios fundadores e Regras da WiKI que condicionam a informação que a página poderá ter. Como já tinha mencionado em comentários anteriores, o limiar mínimo para inclusão de material na Wikipédia rege-se pelo conceito da verificabilidade. Material verificável, neste contexto, significa que qualquer leitor deverá poder aferir que tal material foi já publicado por uma fonte fiável. O princípio da verificabilidade é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia, sendo que as outras duas são o princípio da imparcialidade e o princípio de não-incorporação de pesquisas inéditas. Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal da Wikipédia.

Como compreenderão, será muito importante registar correctamente todas as fontes que suportarem a informação da nova página.

As Imagens e fotografias, por estarem sujeitas a direitos de autor, têm também regras. Para que a informação duma imagem esteja completa, é preciso indicar a descrição, a fonte (origem) e a predefinição (tag) de estatuto legal da imagem na página da imagem após carregá-la (numa secção designada Commons).
A fonte e a predefinição de estatuto legal da imagem são informações mínimas requeridas, sob pena de serem apagadas.


Parece-me ainda que a melhor forma de colocar tudo isto em prática é usar as páginas de teste da wikipédia, onde poderemos experimentar previamente carregar toda a informação que conseguirmos compilar.

Quanto à informação propriamente dita, e aproveitando a disponibilidade do Tó para ser “repositório”, a ideia seria fazer-lhe chegar todos os conteúdos, até porque existe uma possibilidade de articulação com a Câmara Municipal que em muito beneficiaria a nossa ideia.

Pelo que sei, está já muito avançada a secção sobre “Festas e Romarias”, pelo que poderemos começar por aí mesmo. Para além de fazer chegar a informação ao nosso “repositório” poderíamos testar carregar texto e especialmente as imagens, a ver no que dá.

Como o DdCastro se ofereceu “(…) para a caracterização do concelho a nível de estatísticas e afins, pois posso obter informação via INE e outras fontes” esperamos ter informação estatística actualizada sobre o concelho, nomeadamente no que respeita a demografia e actividade económica.

Quanto ao “apontamento histórico com algum "sumo", onde constasse as origens "miticas" da cidade ( a história dos galegos, :) ) e, por exemplo, alguns dos nossos cromos. O Pias, o Bacelar ( lembram-se dele ? ) e outras personagens históricas que vieram morrer ou nascer em Espinho” penso que toda a gente poderia participar com ideias sobre que personalidades deveriam constar, no entanto, acho que estaremos algo limitados por causa das fontes.

Para já são precisos voluntários para eventuais secções sobre Clima; Turismo; Gastronomia; Desporto; Praias; Morfologia Urbana; e o que mais se lembrarem! Algumas poderão ser agrupadas, tais como as 3 primeiras, mas penso que para já poderá ajudar pensar nelas separadamente. É ainda necessário que alguém faça a revisão dos links externos a constar da página (para outras páginas wiki, ou páginas institucionais na internet). Se alguém quiser melhorar a resenha histórica da cidade, melhor ainda!

Recordo que todos os conteúdos deverão ser enviados para o Tó (fotos, precisam-se!!!). A todos que queiram participar e não tenham o endereço de e-mail, terão que o solicitar, deixando aqui o seu próprio endereço. Talvez devêssemos criar uma conta de correio electrónico para este efeito, que dizem?

Vamos lá pôr isto a mexer!

1 comentários:

DdCastro disse...

Bem... bem, não vou prometer o que talvez não consiga cumprir, de modo que fico para as calendas... ou seja, as "sobras" poderão ficar comigo.

Quanto às fotografias, tentarei defender a "minha" Idanha, juntamente com Anta e Guetim próxima vez que for de fds. Dizem os entendidos que terei de ter sorte com o tempo, por causa da luz...

Já agora,
que dizem de tentarmos utilizar o google wave neste projecto ? Talvez na prática se consiga perceber para que serve aquilo... buz...