terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sr. Presidente... fica-lhe mal!

Estou para comentar uma das entrevistas políticas que têm vindo na Defesa de Espinho, já há algum tempo.

É a do Presidente do nosso Município precisamente.

Entre ataques velados e pouco racionais à oposição e especificamente a uma outra entrevista no mesmo jornal dada pelo Dr. José Guilherme Aguiar, o senhor presidente fez uma afirmação chave que me deixou realmente irritado.

Quanto aos ataques à oposição, e dada a experiência política que José Mota tem, não foram bonitos e pareceram sair mais de rancor do que de ideias diferentes daquelas que são apresentadas por outros. Naturalmente, não concordarão com tudo o que o executivo camarário propõe, aprova, manda e desmanda. É a Democracia. Uma chatice dos diabos, mas é o melhor que se arranja e temos de saber viver com ela.

Quanto aos comentários pouco edificantes sobre a entrevista de José Guilherme Aguiar, são isso mesmo, pouco edificantes e em nada contribuem para o município de Espinho. Dado o que Guilherme Aguiar fez como vereador do município de Gaia, parece-me uma vez mais que foram comentários mais de rancor do que outra coisa qualquer.
Quando se faz notar que é alguém de fora a falar sobre Espinho, se calhar devemos lembrar-nos que o sr. Presidente também veio de fora de Espinho e mesmo assim tem merecido a confiança dos eleitores da terra.

Tudo isto me chateou, mas pronto. Somos uma Democracia e José Mota tem exactamente o mesmo direito que eu tenho de afirmar o que afirmou, no tom que bem entender. Chama-se liberdade de expressão.

O que me deixou realmente chateado e muito apreensivo quanto à possível reeleição deste executivo, foi a "magistral" frase:

"Não é preciso campanha, por que a obra vê-se".

José Mota que é bem mais velho e bem mais experiente nestas coisas de política democrática do que eu, devia saber para que serve realmente uma campanha eleitoral.
É para apresentar projectos para o próximo mandato. Apresentar programa de administração autárquica para os próximos 4 anos.

Uma campanha não é para se dar a conhecer ao povo, é para dar a conhecer as suas ideias e projectos para a gestão do bem público, neste caso o nosso Município.

Se José Mota acha que não vale a pena fazer campanha, faz-me pensar que não tem projecto ou ideia que seja, para apresentar ao município.

E isso, apesar de toda a liberdade de expressão, irrita e preocupa-me muito!

4 comentários:

Anónimo disse...

E contudo move-se...
É bom saber que há cabeças pensantes a publicar ideias sobre a nossa querida terrinha e o que se passa nela.
Pode ser que mude alguma coisa! Afinal, somos a geração seguinte, temos de tomar as rédeas, antes que afunde de vez.

Raqui disse...

Antes de mais, parabéns, e obrigada, pela iniciativa do blog, e pelo 1º post!

O mote está dado. Espero em breve, também eu deixar aqui algumas ideias e indignações :)

Quanto ao sr. presidente, infelizmente está à altura da política que se faz cá na terra. As eleições estão já aí, e sinceramente não conheço as propostas para o burgo.
Nem as dele, nem as de ninguém! Será que existem? Será que sou eu que tenho que ir atrás delas?
Ora tentem, por exemplo, encontrá-las na net!... Ah pois... seria preciso decorar a propaganda, e mesmo assim é complicado.

Já agora, se/ quando encontrarem, deixem aqui algumas para podermos discuti-las :)

disse...

Pois é, mesmo não tendo possibilidades de ir votar nas próximas eleições autárquicas, eu tb gostava de conhecer propostas (de preferência, boas... mas já nem peço tanto) para a nossa terrinha!
Mas, infelizmente, a cada 4 anos é a mesma coisa... fazem-se ataques pessoais/partidários, peixeiradas, e lavagem de roupa suja, mas propostas que é bom, nicles!
Confesso que estou cada vez mais farto destas políticas da treta, em que pouco, ou nada, se aproveita.

É claro que o José Mota não precisa de fazer campanha eleitoral... 1º, não tem (pelo menos que se saiba) propostas para desenvolver/melhorar o concelho ao qual preside. Pelo que, é melhor manter o "low-profile".
2º, o Boletim Municipal (BM), já faz toda a campanha necessária, durante todo(s) o(s) (4) ano(s)! Como era bom que o BM fosse realmente um BM, com informações úteis para os habitantes no concelho, em vez de servir para promover o seu presidente... para já não falar que aquilo, por vezes, parece o álbum fotográfico das suas férias (só falta começarem a enviar o BM em CD/DVD, para poderem adicionar mais fotos - quiçá do presidente em "shorts", numa qq praia brasileira)!
3º, ele (acha que) não precisa de fazer campanha, pois (tal como mt gente) acha que não tem adversário(s) à altura.
Não é que concorde, totalmente, com este último reparo, mas confesso que tb não acredito mt que o candidato do PSD possa destronar José Mota do seu poleiro. Afinal, quem é o Sr.? Eu confesso que até conheço a cara e o nome, mas o que fez ele, digno de registo, pela nossa (e dele tb) terra?
É verdade que José Mota tb era um (forasteiro) "desconhecido" qd ganhou a Câmara, mas ganhou-a e consolidou a sua posição. Agora, para o tirarem de lá, não seria preciso um candidato (realmente) forte, da parte do PSD?
Eu acho que sim (embora não saiba, exactamente, quem ele poderia ser - mas o JGA não seria uma hipótese de excluir), mas parece-me que, mais uma vez, o PSD de Espinho, está a apresentar um candidato "para queimar", já que, daqui a 4 anos, com a impossibilidade de nova candidatura por parte de José Mota, será "mais fácil" de (re)conquistar a Câmara!
Enfim, (como diz o cego) a ver vamos no que estas eleições vão dar... se mais do mesmo, ou...

Desculpem o tamanho do comentário, mas não valia a pena abrir outro post sobre o mesmo assunto, e assim "disse" (quase) tudo o que tinha a dizer (para já) sobre as próximas autárquicas.

Rocha, André disse...

A arrogância do senhor José Mota no que concerne aquilo que é a sua relação com a oposição não é de agora. Mais ou menos à 4 anos atrás pensei que Espinho já não poderia bater mais do fundo pois bem, hoje verifico que afinal esse mesmo fundo é movediço. José Mota está desgastado, não tem uma perspectiva clara do que quer e estas afirmações são prova de algum desespero dado que o próprio começa a ficar numa situação incómoda.

Mas meus amigos, o problema não é só José Mota mas também a sua equipa. Temos como número 2 na câmara Rolando de Sousa que já demonstrou estar mais gasto e desmotivado que Mário Lino no ministério das Obras Públicas. Depois Manuel Rocha outra personagem desta história de "desencantar" que pouco ou nada tem contribuído para o desenvolvimento efectivo das áreas que lhe competem gerir. Finalmente a maior anedota: Maria José Silva. José Mota e sua equipa medíocre lá têm conseguido enganar os espinhenses no entanto julgo que o seu tempo está a findar. Eu compreendo que uma pessoa em desespero (como parece ser o caso do senhor Mota) tente fazer de tudo para descredibilizar os restantes projectos mas, verdade seja dita, as hipóteses deste senhor de vencer novamente a câmara são nulas.