terça-feira, 25 de maio de 2010

Um Jardim Suspenso...

Finalmente começaram a arranjar a parte de cima da linha do comboio - com relva, palmeiras e uns caminhos, para o devolverem mais digno às pessoas da terra e de quem nos visita.

Sei, que é provissório o arranjo, mas pelo menos tornará Espinho mais atractivo e acolhedor, nem que seja pelo uso fruto do espaço e pela animação proporcionada.

E neste interregno, deixo já a minha modesta sugestão em tempos de vacas magras - olhem para o exemplo da cidade espanhola de Córdoba - cidade património mundial - na Andaluzia e vejam, o que eles fizeram na parte de cima da linha de comboio, que passa pela cidade - linha do AVE (Madrid - Sevilha), que também foi enterrada.

Vejam as soluções apresentadas, tirem algumas ideias disso e ao mesmo tempo consultem as pessoas da terra e vão chegar à conclusão de que não será necessário muito dinheiro, para tornar o coração de Espinho num espaço fantástico para se estar.

Transformando-o num verdadeiro jardim à beira mar plantado, mas com espaço para o lazer, para o descanso, para o desporto ao ar livre e para a cultura, só assim é que poderemos alavancar o futuro da nossa terra e das suas gentes.

José Ferreira

ONDE PARA O PARQUE INFANTIL - III

Finalmente as obras começaram e estão quase prontas. Já não era sem tempo, reclamam as crianças, que na ânsia de poder ussufruir desse espaço de recreio, deambulam pela zona do Multimeios, juntamente com os pais, imaginando as inúmeras brincadeiras, que lá vão poder fazer.

Já agora, como estão com a mão na massa...que tal um outro Parque Infantil no calçadão, a norte da piscina de água fria, um outro ao lado do Face e pôr fim um outro ao lado da piscina de água quente, perto da Academia de Música de Espinho, dotavamos assim a cidade de meios, que permitiam aos mais jovens dos jovens, uma qualidade de vida digna, nas suas deambulações diárias.

Naturalmente, que isto acarreta despesa, que não é barata...mas com tantos impostos pagos, não haverá algum dinheiro para isto? Pois a qualidade de um país, vê-se em como a sociedade trata os mais fragéis dos seus, que são as crianças e os idosos...assim sendo não me parece dinheiro deitado fora, como o há em tanta coisa, que é feita por aí fora.

- Se tem dúvidas perguntem às crianças.

José Ferreira

sexta-feira, 14 de maio de 2010

António Leitão

António Carlos Carvalho Nogueira Leitão (Espinho, 22 de Julho de 1960), é um atleta português.

Em 1979 no Campeonato da Europa de Juniores, em Bydgoszcz na Polónia, ganhou a medalha de bronze na prova dos 5000 m.
Em 1984 no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, em Nova Iorque, ficou em 3º na classificação por equipas.
Participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles, sendo medalhado com o bronze na prova dos 5000 m.

Até 1982, o seu clube foi o Sporting de Espinho, data em que se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica.

Como recorde pessoal na prova de 5000 metros tem a marca de 13:07.70 feita em Rieti, Itália a 16 de Setembro de 1982 (na altura foi recorde nacional).


Amanhã dá um especial sobre ele na SIC a seguir ao Telejornal da Noite. É sempre bom lembrar o que Espinho tem de bom.